Blog da turma 311 da E.E.E.M. Castelo Branco de Três de Maio, RS. Integrante da 6ªGincana Ambiental CB - Conhecendo o
RS. Somos a Equipe Iporanga e o blog irá manter atualizadas as
novidades da GA e a evolução do grupo.

sábado, 26 de maio de 2012

2ª Tarefa Via Blog: Região de Três de Maio

Oi oi oi minha gente! Bom, como esperávamos, saiu a nova tarefa via blog... E aí vai:
"O RS possui onze Regiões Turísticas, nós estamos estudando oito; faltam três, OK.
Tarefa:
A) Identifique a região turística a qual pertence o nosso município - nome e imagem do mapa (5 pontos).
B) Relacione alguns pontos turísticos ou culturais do nosso município, podem ser somente escrito (então vale 10 pontos) ou com imagem descritiva (15 pontos). Atenção - escolher uma das duas formas.
C) Relacione aspectos gerais desta Região Turística(10 pontos).
PONTUAÇÃO: até 40 pontos.
Postar até 29/05 - 3ª feira." - 6ª GA
OK! Vamos ao trabalho!
  Antes de tudo, uma pequena introdução:
O nosso município pertence à Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense sendo uma cidade integrante da microrregião de Santa Rosa juntamente com as cidades de Alecrim, Cândido Godói, Independência, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Tucunduva e Tuparendi.
A) Nosso município pertence a região turísitica das MISSÕES fazendo parte da Rota do Rio Uruguai:
Localização de Três de Maio (em vermelho, próximo ao topo) no mapa Rio-Grandense
Agora comparem com o mapa das regiões:

B) Alguns pontos turísticos ou culturais do nosso município:
  • CTG TROPEIROS DO BURICÁ - O CTG Tropeiros do Buricá é o espaço onde o Gaúcho (tchê!) mostra suas tradições e sua cultura, além de se reunir com seus amigos e parentes. Os eventos que envolvem o tradicionalismo em si passam à população as mais belas formas que nós, gaúchos, encontramos para nos representarmos e criarmos uma cultura rica em danças, cores e sons. O CTG também pode ser reservado para outros eventos como festas de formatura, etc, além de possuir cancha de bocha e pista de carreira para cavalos.  Localização: Av. Santa Rosa, s/n.º, a 02km da sede do município.


  • MUNDO MÁGICO DA CRIANÇA (MINI ZOO) - O Zoológico Mundo Mágico da Criança já é um clássico! Todo o ano as escolas da região levam seus alunos das séries iniciais para conhecerem o lugar. Lá encontram várias espécies animais, têm contato com uma natureza preservada, aproveitam para aprender mais sobre os animais, tem lições de preservação e ainda prestigiam o teatro de fantoches. Localização:  Rua Horizontina, 205. Abaixo, uma das poucas fotos que encontrei e que pertence ao site do Colégio Concórdia, de Santa Rosa (segue fonte abaixo):

  • CASCATA DO RIO SANTA ROSA - Tem cerca de 10 metros de altura e 30 m de largura. Com a estiagem, ela praticamente secou, conforme a reportagem de 01/02/2012 da Rádio Colonial (link da reportagem). Localiza-se na BR 47. Abaixo, imagem tirada do mesmo site, comparando o antes e o depois:

  • PRAÇAS DA IGREJA MATRIZ E DA BANDEIRA - As praças também são um grande atrativo de Três de Maio. São usadas para lazer, descanso... Reunir as famílias e os amigos nos finais de semana e, agora com a reforma da Praça da Bandeira, temos também um espaço para praticarmos exercícios físicos ao ar livre! Ela também conta com pista de skate, quadras de esporte, pracinha para crianças e ainda um anfiteatro.

Inauguração da Praça da Bandeira
Praça da Igreja Matriz

C) Aspectos gerais da região das Missões:
"Conhecer as Missões é uma verdadeira viagem no tempo, percorrendo caminhos que contam a história dos Sete Povos. É viajar na magia Guarani e vivenciar os mistérios dessa terra onde se tornou real a Utopia Cristã pela construção em solo gaúcho dos Sete Povos das Missões. Região rica em patrimônios culturais da humanidade que ainda hoje possibilitam a sensação de fazer parte do cenário que unia a antiga província jesuítica do Paraguai, hoje distribuída pelas fronteiras do Mercosul(...) 
(...) Tão rica e importante quanto sua história é sua natureza, que encontra sua maior expressão nas águas do Rio Uruguai, percorrendo mais de 150 quilômetros onde balneários, esportes náuticos e pesca esportiva complementam a beleza das barrancas do rio. No interior, propriedades de turismo rural, parques aquáticos, trilhas e agroindústrias possibilitam uma maior integração com essa região, desbravada por imigrantes e fazendo fronteira com a Argentina." SETUR - Missões
A região situa-se na transição de dois biomas: Mata Atlântica e Pampa. Abrange 45 municípios divididos entre a Rota das Missões e a Rota do Rio Uruguai.
Obs.: cliquem na imagem para ver a localização do nosso município.

É isso aí, tarefa cumprida! E que venha a próxima fase.
Um grande abraço!
Por Shaline W. de Moura

______________________________
Lista de fontes: 

1 comentário: