Blog da turma 311 da E.E.E.M. Castelo Branco de Três de Maio, RS. Integrante da 6ªGincana Ambiental CB - Conhecendo o
RS. Somos a Equipe Iporanga e o blog irá manter atualizadas as
novidades da GA e a evolução do grupo.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Carta aos Colégios... Semana Interdisciplinar: Português

PORTUGUÊS: Escrever cartas para duas escolas da Região Turística.
Escolher 02 escolas estaduais em 02 municípios diferentes da sua região, identificar seu endereço; escrever carta(s) para alunos da mesma turma que da equipe. Sugestão: falar sobre a escola, a gincana, a turma, nossa cidade, de você, desta tarefa; colocar o endereço do blog da gincana e da sua equipe; convencer para  o retorno das tarefas para pontuação. Os objetivos da carta são: divulgar nossa gincana, semear a idéia de cuidado com o ambiente, promover nossa escola, fazer amizades, conhecer mais sobre outros lugares na visão dos jovens. A pontuação será a partir da tarefa cumprida pelas escolas escolhidas, sendo que a carta deverá ser estimulante a retornar via e-mail e comentário como descrito a seguir:A)     A turma da escola escolhida deverá enviar via e-mail da equipe da 6ª Gincana Ambiental, uma foto da turma na sua escola – Pontuação para isso: 50 pontos.B)      Cada integrante da turma poderá fazer um comentário no Blog da Equipe, sendo que cada comentário feito até dia 23/06 vale 05 pontos; para ser válido cada comentário deverá ter:·         Foto do aluno do integrante da turma da escola escolhida;·         Identificação e descrição da turma e da escola;·         Característica(s) descrita do município. 


Retirado de: http://gincanacb.blogspot.com.br/2012/05/semana-interdisciplinar.html



Após trabalharmos com a profe Rejane, sobre como uma carta deve ser escrita,fomos desafiados a elaborar, em grupos, as cartas que seriam enviadas as escolas escolhidas. Como todas as cartas estavam de parabéns, o resultado final foi a fusão de duas cartas: 


   "Três de Maio, 08 de junho de 2012



Queridos colegas do 3° ano da Escola, (nome da escola)
Nós somos os alunos da turma 311, da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco de Três de Maio e queremos por meio desta carta lhes contar, sobre nossa escola, a Gincana ambiental que participamos e sobre nosso município.
Primeiramente, Três de Maio é uma cidade pequena, mas grande em desenvolvimento. Seu polo comercial e industrial vem crescendo a cada ano. Bem como sua população, que atualmente conta com cerca de 23.000 habitantes. Possui muitas escolas e grandes investimentos em infraestrutura.
Suas áreas de lazer e turismo contam com parques e pesque-pagues muito bonitos e organizados e até com um mini zoológico, um museus e outros lugares.
Possui uma população hospitaleira e prestativa.
Bom, agora a nossa escola.
A Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco, possui aproximadamente 700 alunos matriculados. Faz parte do projeto “Mais Educação” e é muito estimada por seus alunos.
Anualmente é realizada a Gincana Ambiental, que veio para educar e incentivar os alunos na preservação da natureza, o trabalho em equipe, a competitividade e a superação de obstáculos.
Cada turma forma uma equipe, participando as turmas de 8ª série ao 3° ano. Essas realizam tarefas como recolhimento de materiais recicláveis como garrafas pet, latinhas e óleo de cozinha usado. Participam de caminhadas de conscientização para a cidade, distribuem mudinhas de plantas para serem plantadas simbolizando nossa cidade como “Cidade Jardim” e o reflorestamento.
Através da Gincana nos interamos mais participando de várias atividades em equipe e somos incentivados a interagirmos através do mundo virtual, através do blog das equipes, que é utilizado para realização de tarefas e abordar assuntos relacionados ao meio ambiente e a preservação.
Este ano a gincana está em sua 6ª edição e tem como tema, “Conhecendo o RS”. Cada turma forma uma equipe, que representa uma região do nosso estado. Nossa turma representa a região do Yucumã, à qual pertence o município de (nome do município), a cidade de vocês.
O Yucumã, localizado no Noroeste do Estado, composto por 33 municípios com características próprias e que criam uma paisagem pronta a revelar segredos da fauna e flora local, envoltas na herança das diversas etnias formadoras da região. Seu nome vem do grande roncador, o Salto do Yucumã, formado pelas águas agitadas do Rio Uruguai, na divisa com a Argentina.
O nome da nossa equipe é IPORANGA, do tupi guarani que quer dizer, Rio Belo, em referência as águas, grande destaque da região.
Como alunos de terceiro ano, queremos mostrar do que somos capazes e convida- lós a nos ajudar em duas importantes tarefas:
Precisamos que a turma nos envie uma resposta que deve conter: A confirmação de recebimento da carta, um texto falando sobre a cidade, a escola e a turma, além de uma foto da mesma. A resposta deve ser enviada para o email: iporanga311@gmail.com. A resposta deve ser enviada o quanto antes, após a leitura da mesma.
Fazendo o que foi solicitado, vocês estarão nos ajudando a cumprir uma importante tarefa da gincana. O conteúdo da resposta será postado no blog da equipe Iporanga, que pode ser acessado através do endereço: iporanga311.blogspot.com
Se for possível pedimos a vossa colaboração para mais uma atividade.
Pedimos para cada aluno, tornar-se seguidor do blog e comentar o post onde houver o conteúdo do e-mail resposta enviado por vocês. O comentário deve conter: nome completo do aluno, da escola, da cidade e da região. O mesmo deve contar uma foto do aluno para identificação. Cada comentário são pontos a mais para a equipe, por isso pedimos o máximo possível da colaboração de vocês.
Caso haja algum tipo de dúvida, ou a turma se interesse a nos ajudar, pode entrar em contato com o capitão da equipe pelos seguintes endereços:
- Capitão: Douglas Ribas.
- Twitter: @ribas_douglas
Para conhecer ou saber mais sobre a gincana e a escola, podem acessar os blogs, através dos endereços:
- gincanacb.blogspot.com
- escolacastelobrancotm.blogspot.com
Desde já agradecemos a atenção e a colaboração de vocês e aguardamos ansiosamente algum tipo de resposta.

                                                                    Abraços da Turma 311, equipe Iporanga"


As escolas escolhidas foram:

Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto de Santo Augusto, RS.                       
Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta de Chiapeta, RS.


Obrigado a todos os envolvidos, e ainda estamos esperando a resposta!

Douglas Ribas, o capitão!






Sem comentários:

Enviar um comentário