Blog da turma 311 da E.E.E.M. Castelo Branco de Três de Maio, RS. Integrante da 6ªGincana Ambiental CB - Conhecendo o
RS. Somos a Equipe Iporanga e o blog irá manter atualizadas as
novidades da GA e a evolução do grupo.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Semana Interdisciplinar : HISTÓRIA - Derrubadas

Olá, cá estou eu novamente... E vim para cumprir mais uma tarefa! ;)
Como todo mundo sabe, estamos em semana interdisciplinar e em História, com a professora Arlete, devemos pesquisar a história, o significado do nome, conhecer os pontos turísticos e os eventos da cidade Pólo da Região do Yucumã: Derrubadas!
Anteriormente, quando precisávamos citar as 33 cidades da Região, já havíamos comentado algumas coisas do mesmo município e agora vamos aprofundar um pouco mais. Vamos lá!


DERRUBADAS

A origem do nome "Derrubadas" é, de certa forma, muito interessante. Quando os primeiros colonizadores alí se instalaram, por volta de 1930, encontraram uma grande quantidade de árvores arrancadas no meio da mata nas proximidades onde hoje é a Sede do município, formando um grande descampado, uma grande derrubada. Acreditava-se tratar de um vendaval.

 HISTÓRIA

Em 1834, a região integrava o município de Cruz Alta que, na época, abrangia toda Região Celeiro, Passo Fundo e Santa Maria. Em 1954, enquanto Tenente Portela lutava pela sua emancipação, a Câmara de Vereadores de Três Passos criava o Distrito de Derrubadas.
Pórtico de entrada de Derrubadas
O início do povoamento da área deu-se por volta de 1893, durante a Revolução Federalista, quando ali se instalaram indígenas e fugitivos.

Vejam este trecho do livro "Campo Novo - Apontamento para sua história", de Wilmar Binde, no qual consta o seguinte depoimento de João Arbo Binde, relatando aspectos importantes da história de Derrubadas:
"Em 1931, o então General Flores da Cunha, como Interventor do Estado, sendo conterrâneo e amigo de Pedro Garcia, deu à este a concessão para explorar e extrair madeira de lei na zona da serra do Pari (Tenente Portela). Pedro Garcia fundou uma cantina a margem esquerda do rio Uruguai. Este local hoje leva seu nome: Pedro Garcia. Naquela serra e matas, Pedro Garcia chegou a ter 500 homens cortando e falquejando madeira, só madeira de lei. Possuía ele, já então, um trator de esteiras comprado em Buenos Aires e 25 ternos de bois que puxavam madeira até a margem do Rio Uruguai. Cada terno de bois se compunha de 4 ou 5 juntas, que puxavam o jogo de rodas do carroção, onde vai o pé da viga amarrado com correntão.
Em 10 de novembro de 1937, instalando-se o Estado Novo, o General Flores da Cunha era deposto. Logo resultava o embargo da empresa de Pedro Garcia. Na época ele se encontrava no auge do trabalho e muito próspero. Aproximadamente 6000 árvores prontas para serem colocadas em balsas, aguardando apenas a cheia para seguirem ao destino: a exportação para Argentina e o Uruguai. É natural que os prejuízos foram grandes, sem contar o elevado índice de desempregados, em face da paralisação da dita empresa. Pedro Garcia, ao que se sabe, ficou arruinado financeiramente, retirando-se da região juntamente com seus homens. Daí que, pelo que aqui encontraram os primeiros colonizadores, em 1939, deram à este lugar o nome de "Derrubadas".
As primeiras famílias que legalmente adquiriram suas terras em Derrubadas vieram de municípios distantes, motivadas pela fertilidade do solo e pelas riquezas naturais. Vieram principalmente de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibaldi, e também de Palmeira das Missões, Carazinho e Ijuí. Prevaleceu o espírito pioneiro e a fé no potencial que a região oferecia.


HISTÓRIA POLÍTICA-ADMINISTRATIVA DE DERRUBADAS
Até 1940, quando Tenente Portela ainda era chamada de Pari pertencia ao grande Município de Palmeira das Missões. Depois passou a denominar-se Miraguay, pertencendo ao Município de Três Passos, desde 1944, sendo este, Distrito Administrativo.
Em 1955 a Câmara Municipal de Vereadores de Três Passos criou dois distritos na então vila de Tenente Portela: Vista Gaúcha e Derrubadas, sendo que Derrubadas foi instalado em 02/05/55.
Com a emancipação de Tenente Portela em 18/08/55, Derrubadas passou a ser distrito de Tenente Portela, criada pela Lei Municipal Nº34/56 de 10/03/1956. Em 27/08/1963 é criado o distrito de Cedro Marcado, através da Lei Nº 04/63.
Na data de 07/03/90, os distritos de Derrubadas e Cedro Marcado deflagram o movimento emancipacionista. É criada, em reunião a Comissão Emancipacionista, a qual ficou assim constituída:
PRESIDENTE: Gildo Martens – professor
VICE-PRESIDENTE: Eugênio Reimann – agricultor
SECRETÁRIA: Nelsi Schereiner - professora
VICE-SECRETÁRIA: Zilda Rodrigues Ridodanzo – professora
TESOUEIRO: Miro Mülbeier – agricultor
VICE-TESOUREIRO: Pedro Gilmar Weber – professor
CONSELHO FISCAL: Hélio Bauer(agricultor), Osmar Von Müller (comerciante), Clóvis Heidemann (agrônomo), Valdemar Bento Rolin Bausewein(comerciante), Lurdes Gelain (professora).
SUPLENTES: Hugo Aldair Selle (agricultor), Ervino Alff (agricultor), Edemir giacominni (bancário), Ari Scapini (professor), Santo Élido Bernardi (empregado).
O trabalho da Comissão Emancipacionista culminou com a realização da consulta plebiscitaria no dia 10/11 91, autorizada através da Lei Nº9.286 de 09/09/91, assinada pelo Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado César Schirmer. 

PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE
Salto do Yucumã

Derrubadas é, nada mais nada menos que, o lar do famoso Salto do Yucumã, " o maior salto longitudinal do mundo": 1800m de extensão, quedas d'água de 12 a 15 metros de altura e profundidade de 90 a 120 metros no canal! - É, não é pouca coisa não, hein. hehehe
Ele está localizado dentro do Parque Estadual do Turvo que ocupa metade do município possuindo 174km.
O parque é um verdadeiro lar de diversas espécies animais e vegetais, além de abrigar importantes espécies em extinção, como a onça pintada, o puma e a anta. Além disso, vale ressaltar que o parque possui mais de 200 espécies de aves. Faz divisa com a Argentina e Santa Catarina e foi o primeiro parque a ser criado no Estado.



















Derrubadas também possui áreas de lazer como o Parque das Fontes com 15 hectares de terra e o Pesque-Pague Martins.
A cidade é voltada diretamente ao turismo ecológico.
O aniversário do município é comemorado no dia 20 de Março.


Tarefa...
                cumprida!!! ;D

Abraços.
Shaline W.
______________________________
FONTES:
http://www.ferias.tur.br/informacoes/7646/derrubadas-rs.html
http://www.derrubadas-rs.com.br/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=53



1 comentário: