Blog da turma 311 da E.E.E.M. Castelo Branco de Três de Maio, RS. Integrante da 6ªGincana Ambiental CB - Conhecendo o
RS. Somos a Equipe Iporanga e o blog irá manter atualizadas as
novidades da GA e a evolução do grupo.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Finish!


TERMINOU!
Finished, 成品, fertig, terminado, fini, afgewerkt, finito, perfectum, gotowy, färdiga, hotový... Não importa em que idioma vocês queiram, mas acabou, terminou!
Não precisamos mais nos preocupar em arrecadar materiais. Nossos pais não ouviram mais falar de gincana ambiental por um bom tempo... no nosso caso, talvez nunca mais!
É minha gente, é nessa hora que a “depressão” bate. Tudo é tão bom o quanto dura.  
E é com lágrimas nos olhos que aqui me despeço!
Sim, lágrimas de felicidade pelo sentimento de trabalho cumprido, que se misturam com lágrimas de saudades, por saber que tu não vai mais respirar tudo isso!
Chega uma altura da vida que o caminho encurta e tu deve escolher pra onde deve seguir... com muita calma se não tu se perde. Tropeça na ansiedade e caiu no buraco do desespero. Tudo isso só terá sentido quando tu viver o teu último ano de escola, como eu digo, viver o teu período de depressão de concluinte!
Teu último primeiro dia de aula. Teu último 1º trimestre... Tua última vez participando da gincana ambiental! Parece exagero, mas um dia certamente vocês iram concordar comigo.
Virou lema na nossa turma: “Se não ganharmos esse ano, nunca mais participaremos dessa gincana!” Vejo que era apenas uma forma de curtirmos essa última vez.
Gosto sempre de relembrar o meu histórico: 2010, Gincana volta depois de um ano “descansando” nos arquivos da escola. Novidade para todos! Eu logo de cara, fui atingido, raptado, metralhado pelo vírus da gincana ambiental. Tornará-me capitão da amada Impakto, lutávamos com unhas e dentes, literalmente. Equipe mais chata, mais sem espírito esportivo. Pra que respeito, e espírito de competição se o nosso excelente trabalho nos deixará em 1° em todas as parciais? E o último dia chegou, o grito ensaiado, o tão famoso “é campeão!” estava na ponta dá língua. A cada lugar revelado, a certeza de vitória ficava cada vez mais forte. Foi quando os Reflorestados, de fininho, cortaram nosso barato e nos tomaram aquela vitória. DECEPÇÃO. Como explicar o que tinha acontecido? Cadê a foto de 2° lugar? Nunca existiu!
2011, machucados pelo trágico fim da amada Impakto, ninguém queria saber de gincana. O doente por gincanas aqui, de novo se tornou capitão, e consegui convencer seu exército a seguir a disciplina da boa vizinhança. Juramos que seriamos o oposto da Impakto, mas com a mesma paixão desta. Fomos, mas foi difícil viu! 1° dia de gincana e a 1ª briga, o nome negado por regulamento, desestruturou com toda a equipe. Aos poucos ia convencendo os meus guerreiros com o resultado que poucos alcançavam. Com o tempo a Bugio se tornou muito mais que paixão, se tornou amor. Consegui conquistar toda a equipe e com eles revolucionar toda a história da gincana ambiental. A caminhada da conscientização conhecida pelos vários cartazes e gritos se tornou algo mais palpável, mais visual. A criativa, a disciplina e a inovadora Bugio, trouxe consigo uma nova proposta de caminhada. Todos vestidos a caráter, e focados no recado que tínhamos pra passar. O nosso exército, entrou pra história literalmente. O mesmo feito do ano anterior nas parciais se repetirá, não cantamos vitória, mas estávamos certos da mesma. Mas alguns cardeais levaram lá pra cima de novo o 1° lugar da gincana. DECEPÇÃO. Essa sim, bem maior e bem mais inexplicável, pois tínhamos mudado nossos conceitos.
2012, ano da revolução! A amada Impakto, e a inovadora Bugio, recebeu reforços. Lixaiada e Falcão tornariam a turma em uma IPORANGA forte e experiente. Ao contrário dos anos anteriores, o viciado na droga, chamada Gincana Ambiental, começará desanimado e sem vontade. A profecia se repetia e por decisão da turma dessa vez, eu me tornará novamente capitão. E fui reanimado pelos meus comandados. Deixamos a obsessão de lado e encarnamos uma Iporanga, maleável onde o objetivo, era passar o recado proposto... mesmo que se a vitória não viesse. Mudei meu conceito sobre muitas pessoas. Mas eu vi, uma turma que incentivava outras, tinha simpatia por aqueles que estavam começando... eu mesmo, dei muitas dicas aos iniciantes  e mostrei que o mais importante é conscientizar! Vejo até uma sucessora, para esse meu posto de fanático por gincana ambiental: Daniela Redel, Equipe Bella Praia, Turma 111. Vejo nela o mesmo gosto que eu, a mesma vontade que eu, e eu te incentivo minha amiga a continuar assim. Quando tu estiver acabando o ensino médio, vai concordar com tudo que falei nas reuniões de sexta e segunda, e vai ter o mesmo sentimento de gratidão a essa competição que eu! Voltando ao assunto... Mesmo não tendo aquela mesma vontade da Impakto, e a mesma criatividade da Bugio, tenho gratidão à Iporanga, por ter me ensinado finalmente a competir!
Exemplo é o terceiro lugar desse ano, muito mais comemorado do que os dois vice campeonatos passados. Esse foi conquistado com o verdadeiro objetivo: conscientizar, mostrar o nosso trabalho e quem somos!
Por isso deixo aqui o meu último recado: vale a pena competir, vale a pena lutar mesmo quando não se vê mais chances de vitória, pois no final de tudo, tudo mesmo, você verá que realmente valeu muuito a pena!
Não tenho palavras pra agradecer a Profe Leani que sempre me apoiou, e foi muuito marcante na minha caminhada escolar. Tu podes ter certeza que te levarei sempre comigo, através de todos os ensinamentos e momentos, muuuito obrigado por tudo mesmo! E pode ter certeza que uma pontinha a mais nos meios de comunicação eu tento pra ano que vem hein, que tal uma RBS? HAHAHA’ Continue com esse espírito e nunca deixe de lutar por essa gincana que já ajudou muita gente como eu. Novamente: MUUUUITO OBRIGADO!
Junto com a minha última lágrima, aqui me despeço!

Abraços, muuuito apertados, do eterno capitão da Impakto, da Bugio e da Iporanga, Douglas Ribas ;*

2 comentários:

  1. Douglas...
    Emocionada só posso dizer:
    Gincana é para os grandes!
    Cara, você é IMENSO!

    Abraços eternos: PROF. Leani

    ResponderEliminar
  2. Aaaa vou sentir falta de um Capitão como o Douglas nas nossas reuniões. Mas está convidado pra ano que vem vim nos dar um forcinha (risos).
    Só tenho a agradecer a esse Menino Guerreiro. Me ensinou muitas coisas, mesmo sem falar muito com ele, só de ver ele como Capitão da Bugio e da Iporanga. Pessoa concentrada no que faz, alegre, espontâneo. Se continuar assim, vai ter um futuro Brilhante.
    Na Gincana do ano passado e a desse ano, eu via você como um capitão que se destacava entre os outros, pelo simples fato, de que você passava para os seus colegas uma vontade de competir, uma vontade de vencer sem prejudicar ninguém. Era um capitão alegre, que animava a turma, não deixando-a desistir jamais.
    Aprendi muito só olhando o seu jeito de Capitão de ser.
    Obrigado, mesmo sem conhecer direito você, mesmo sem eu quase nunca ter falado com você, mas Obrigado!

    ResponderEliminar